Natureza e descoberta da polarização

A polarização é um fenômeno da luz resultante de seu comportamento ondulatório. A luz é composta por dois conjuntos de ondas transversais, que se encontram em ângulos retos.

Esses dois conjuntos de onda representam os segmentos magnéticos e elétricos da radiação. Apesar de parecer complexa, a polarização pode ser compreendida com exemplos simples.

Luz  polarizada não horizontal

 

Luz  polarizada horizontal

 

Ofuscamento absorvido pela película polarizada

 

Somente a informação óptica é transportada

 

Étienne-Louis Malus

A polarização da luz através da reflexão foi descoberta por Étienne-Louis Malus, secretário de Napoleão e psicanalista francês. Sua descoberta da polarização por reflexão foi publicada em 1809.

 

Invenção da película polarizada

A invenção da película polarizada foi anunciada pelo Dr. Edwin Land – posteriormente, o fundador da Polaroid Corporation – em 1932. Dr. Land criou uma eficiente e acessível película polarizada, que podia ser produzida usando processos industriais normais.

As películas polarizadas foram projetadas primeiramente para ser usadas nos faróis dianteiros e para-brisas de carros, para bloquear o ofuscamento da imagem. Infelizmente, esta aplicação não foi implementada pela indústria automotiva. Em vez disso, os primeiros produtos a usarem películas polarizadas foram as lentes para óculos de sol.

 

Utilização da polarização

Nós temos contato com polarizadores literalmente em todos os locais que nos cercam. Eles são utilizados em incontáveis aplicações, como as câmeras, TVs de tela plana, monitores, celulares. Nossa vida moderna dificilmente seria possível sem a polarização.

 

TVs LCD e 3D

Relógios

 

Visor protetor

Tablets e celulares

 

Lentes polarizadas hoje

Enquanto os óculos solares sem prescrição foram introduzidos em 1930, a tecnologia para lentes oftálmicas só foi introduzida 50 anos após o inicio da polarização.

Isso ocorreu porque as lentes oftálmicas são sujeitas a uma maior demanda  de processos físicos, químicos e térmicos.

 

Propriedades da polarização

99% de eficácia ou mais

Alta transmissão / baixa absorção

Cores estáveis

 

Propriedades do material

Maior gama de materiais

Não delaminação garantida

Aceita tratamento antirreflexo adicional

 

Propriedades ópticas

Tão boa quanto as lentes oftálmicas convencionais