Bloqueio de Brilhos Ofuscantes

Componente vertical

Componente horizontal

 

Componente vertical

Bloqueio de Brilhos Ofuscantes

Quando atinge uma superfície refletora, como a água, a neve, ou mesmo carros e prédios, a luz pode tornar-se polarizada, resultando em um clarão que pode interferir na nossa visão. Somente as lentes polarizadas podem remover este brilho. Elas funcionam como as cortinas venezianas, bloqueando as ondas luminosas polarizadas horizontais.

Todos já vivenciamos a presença de clarões em nosso ambiente cotidiano… Talvez um dia na praia ou em um barco com o sol iluminando a superfície da água, ou dirigindo um automóvel com o sol refletindo no painel, no capô ou na estrada.

Normalmente, este brilho é incômodo e desconfortável aos olhos; mas quando o ângulo de reflexão atinge um determinado ponto, o brilho pode ofuscar e ser extremamente perigoso, como no caso de se estar dirigindo um veículo.

Óculos solares com lentes escuras comuns reduzem apenas a luz ambiente que atinge o olho ou a transmitância da luz.

Por sua natureza, eles não bloqueiam brilhos. Somente lentes polarizadas conseguem bloquear os clarões perigosos e ofuscantes.

Para entender como, será necessário entender como funcionam os brilhos e as lentes polarizadas.

O que é um brilho?

As ondas luminosas viajam em todas as direções:  direções, tanto horizontalmente, quanto verticalmente. Quando a luz atinge uma superfície, as ondas luminosas normalmente são absorvidas e/ou refletidas, de modo aleatório. No entanto, se a luz atingir uma superfície refletora (como água, neve, carros ou prédios), há um ângulo exato em que uma parte dessa luz se torna “polarizada”. Isso significa que as ondas luminosas verticais são absorvidas enquanto as horizontais rebatem na superfície, criando um brilho.

O que é uma lente polarizada?

As lentes polarizadas contêm milhões de fileiras paralelas de minúsculos cristais de iodo ou de corantes dicroicos (tão pequenos, que não podem ser vistos a olho nu), que atuam de modo similar às cortinas venezianas. Como elas, as fileiras horizontais dos cristais de iodo presentes na lente polarizada bloqueiam as ondas luminosas polarizadas horizontais, permitindo apenas que as ondas verticais (não polarizadas) atinjam o olho. Isso resulta em uma visão confortável, sem nenhum brilho, e é o motivo pelo qual somente as lentes polarizadas podem bloquear os brilhos. Veja você mesmo.

NuPolar® melhora o contraste e a acuidade visual

Além de bloquear o brilho ofuscante, as lentes polarizadas também ajudam a ver melhor, uma vez que melhoram o contraste de cores, bem como o conforto e a acuidade visual.

Quando passamos tempo ao ar livre, brilhos e reflexos estão sempre à nossa volta, sendo refletidos até mesmo em partículas no ar. Quando removemos todo esse indesejado “ruído visual”,  pelo uso de lentes polarizadas, nossa visão melhora muito além da remoção dos perigosos brilhos ofuscantes.

A percepção das cores e de profundidade também melhora, juntamente com a nitidez e o contraste dos objetos. Fotógrafos conhecem esse segredo há anos e frequentemente usam filtros polarizadores para obter cores mais vivas e contraste mais profundo em suas fotografias (além de, naturalmente, remover os brilhos).

Dependendo da tonalidade que você escolha para suas lentes polarizadas, sua percepção das cores e de profundidade pode ser melhorada ainda mais. Por exemplo, lentes cor de cobre destacam os vermelhos e verdes, sendo a cor preferida para dirigir. Para mais informações sobre as cores de lentes NuPolar®, clique aqui.

 

Construção

Polarizador de alta eficiência

Superfície da lente oftálmica

Ligação Química

As lentes NuPolar usam uma tecnologia de ligação química patenteada que elimina a possibilidade de delaminação. Ela também nos permite criar lentes polarizadas de alta tecnologia em uma ampla variedade de materiais.

 

 

Filtro Polarizado

A parte vital das lentes é a polarização avançada. A alta eficiência da polarização é boa, porém deixa as lentes muito escuras. As lentes polarizadas NuPolar mantêm a maior transmissão de luz e recorre a uma polarização extremamente eficiente.

 

Superfície protetora da lente

Ligação química

Performance Óptica

Além de um excelente bloqueio do luz ofuscante, NuPolar atende aos mais rigorosos padrões de potência óptica, bem como a toda a demanda do mercado.

Curvas ópticas são cuidadosamente controladas para que a lente não desvie da prescrição indicada.

 

 

 

Em qualquer ponto da superfície da lente, a performance da NuPolar é tão boa quanto uma lente oftálmica convencional.

 

NuPolar permite que menos que 1% de ofuscamento atinja o olho.

 

100%  de ofuscamento
(ex. luz polarizada horizontal) são captados

pela lente.

 

 

Eficiência da Polarização

O desempenho da lente polarizada depende da eficiência da película de polarização que a lente contém. Se a eficácia for inferior a 99%, a funcionalidade da lente ficará comprometida.

Lentes coloridas têm eficiência de polarização tão baixas, que não podem ser consideradas polarizadas. Todas as lentes NuPolar, inclusive as mais claras, têm eficiência de polarização superior a 99%.